top of page
Julia - Capa Youtube.png
  • Foto do escritorJulia Marques

SAG-AFTRA e Estúdios retomam negociações após 75 dias de greve.

O Sindicato dos Atores de Hollywood (SAG-AFTRA) e a Associação de Produtores de Filmes e Televisão (AMPTP) anunciaram em uma nota conjunta que estão prontos para retomar as negociações na próxima segunda-feira, após 75 dias de greve.


A decisão de reiniciar as conversas ocorre logo após o Sindicato dos Roteiristas (WGA) chegar a um novo acordo com a AMPTP, em um gesto que mostra uma possível flexibilização por parte dos estúdios em algumas questões que também preocupam os atores, como o pagamento de residuais e as proteções contra o uso crescente de inteligência artificial na produção de filmes e séries.


A greve do SAG-AFTRA começou oficialmente em 13 de julho, após semanas de negociações infrutíferas com os estúdios. As demandas dos atores incluem novas regras sobre o pagamento de residuais e proteções contra o uso de inteligência artificial na produção audiovisual. Uma votação realizada em junho, antes da greve ser oficializada, contou com a participação de 98% dos membros sindicalizados, que votaram a favor da paralisação.


Esta é a primeira greve dos atores de Hollywood desde 1980. A paralisação não apenas afeta as filmagens de muitos projetos, mas também impede a participação dos atores em eventos de imprensa para filmes que já estão completos e a caminho dos cinemas.


Com a pressão adicional da greve dos roteiristas, que está em andamento desde maio, a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos deve ser completamente interrompida até a assinatura de novos contratos. Esta é a primeira vez desde 1960 que os dois sindicatos entram em greve simultaneamente.

Comments


bottom of page